Agronegócio é responsável por 60% da energia limpa produzida no Brasil, aponta FGV

Setor se destaca como pilar da sustentabilidade energética nacional e contribui para manter matriz acima da média global

Luiz Eduardo Souza
Bom volume de chuvas fez governo mudar de decisão (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia, revela que o agronegócio é responsável por 60% da geração de energia renovável no Brasil. A contribuição do setor é considerada fundamental para a sustentabilidade da matriz energética brasileira.

Sem a participação do agro, a parcela de fontes renováveis na matriz nacional cairia de 49% para aproximadamente 20%, se aproximando da média global, que atualmente é de cerca de 15%. A pesquisa mostra que essa diferença coloca o Brasil em posição de destaque entre as grandes potências agroindustriais.

Além de grande consumidor, o agronegócio também se firma como produtor de energia, sendo responsável por cerca de 29% de toda a energia utilizada no país. O levantamento reforça a importância do setor não apenas na produção de alimentos, mas também como agente estratégico na transição para uma economia de baixo carbono.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *