Cinema e energia elétrica lideram alta da inflação em Rio Branco no mês de junho

Com variação de 0,64%, capital acreana teve o maior índice inflacionário entre todas as regiões pesquisadas pelo IBGE

Luiz Eduardo Souza

A inflação de junho de 2025 em Rio Branco foi a mais alta entre todas as capitais e regiões metropolitanas do Brasil, segundo levantamento do IPCA divulgado pelo projeto de extensão Monitoramento do IPCA Rio Branco 2025, da Universidade Federal do Acre (UFAC). A capital acreana registrou uma variação mensal de 0,64%, destacando-se principalmente pelo forte aumento nos preços do cinema e da energia elétrica.

O preço dos ingressos de cinema apresentou a maior alta percentual do mês, com variação de 77,22%. Na sequência, também se destacaram os aumentos no preço do limão (12,04%) e do mamão (11,63%). Apesar de os alimentos terem subido bastante, os dois maiores impactos absolutos no índice foram o cinema (0,238 ponto percentual) e a energia elétrica (0,231 p.p.). Caso esses dois itens fossem desconsiderados, a inflação local em junho teria ficado em apenas 0,17%.

Outro ponto analisado foi o Índice de Difusão Inflacionária (IDI), que mede a proporção de itens com reajuste positivo entre os monitorados. O IDI teve queda em junho, indicando que os aumentos foram menos disseminados do que em meses anteriores. Já o núcleo da inflação — que desconsidera itens voláteis ou com comportamento sazonal — permaneceu em nível elevado, embora com leve redução, sinalizando uma tendência de estabilidade, mas ainda exigindo atenção das autoridades monetárias. O comportamento da inflação em Rio Branco no mês revela a influência de fatores locais e de preços regulados na formação do índice.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *