Durante o evento realizado nesta sexta-feira (11), no anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (UFAC), que marcou a divulgação de dados do Censo Demográfico 2022 pelo IBGE, o chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena, destacou a relevância das informações sobre as populações que vivem em unidades de conservação.
Segundo ele, os dados apresentados são estratégicos para o trabalho da Embrapa, que já desenvolve diversas ações voltadas para esse público. “Temos unidades de referência tecnológica em sistemas agroflorestais, com foco na produção sustentável dentro dessas áreas e na recuperação de áreas degradadas”, afirmou.
Pena também citou o trabalho da instituição com cadeias produtivas da sociobiodiversidade, como o açaí e a castanha. “Trabalhamos com o pós-colheita desses produtos e temos uma maturidade muito grande nesse tema. Conhecer melhor essas populações será um passo importante para ampliar nosso impacto.”
Ele ainda reconheceu o desafio enfrentado pelo IBGE na realização da pesquisa e reforçou a importância do momento para as instituições que atuam no desenvolvimento rural e ambiental.