Durante a abertura da Expoacre Juruá 2025 em Cruzeiro do Sul na noite desta terça-feira, 1, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre – FAEAC, Assuero Veronez, destacou a mudança na pauta de exportação do Estado.
“ A pauta de exportação do Acre tinha a madeira e a castanha como principais produtos e agora é a carne “, citou ele, que defende a tecnologia e a qualificação técnica como pilares para o fortalecimento do agronegócio na região do Juruá.
“ O mercado exige qualidade e produção em escala e o Juruá tem mostrado que está preparado para responder a essa demanda. Mas isso só é possível com apoio técnico, tecnologia e políticas públicas”, enfatiza.
De acordo com ele problemas estruturais limitam o desenvolvimento da produção rural no estado.
“As exigências ambientais hoje são pesadas e, muitas vezes, penalizam quem quer produzir legalmente. A falta de regularização fundiária é um problema crônico que atinge milhares de pno Acre. Há muitos imóveis sem titulação definitiva. Isso impede o acesso ao crédito, dificulta investimentos e trava o crescimento da produção”, concluiu.