O município de Sena Madureira ainda não tem dados concretos sobre quantos são os produtores e nem qual a área plantada de café. Mas já tem uma certeza: quer uma unidade industrial de beneficiamento de café no município. O prefeito Gehlen Diniz, quando ainda era deputado federal, destinou uma emenda de R$ 1 milhão para a compra de mudas. Esse é o ponto de partida.
Diniz já esteve com a diretora executiva da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em Brasília, para iniciar as tratativas para a unidade de beneficiamento.
Ano passado, os diretores da Cooperativa de Produtores de Café de Mâncio Lima estiveram em Sena Madureira para orientar os procedimentos que os produtores do Iaco deveriam obedecer para agilizar a formalização da entidade de representação.
“A prefeitura já adquiriu o terreno para a construção da indústria”, afirmou o secretário de Agricultura de Sena Madureira, Carlos Vale. “Agora, o desafio é conseguir recursos para construir a estrutura”. O município aposta nas emendas parlamentares para que o empreendimento seja construído.