O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que as mudanças feitas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na exigibilidade dos recursos para crédito rural vão ajudar no novo Plano Safra. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
O Conselho Monetário Nacional aprovou a ampliação da exigibilidade para depósitos à vista, poupança rural e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). De acordo com o ministro, pelo que relatou o jornal, é uma estratégia para aumentar o aporte de recursos. “É um passo da construção do Plano Safra”, disse Fávaro a jornalistas nesta sexta-feira, 23, após participar de uma reunião no Itamaraty, em Brasília (DF), relata o jornal.
O ministro voltou a falar em “desafio” devido ao “orçamento restrito”. Além disso, indicou que as alterações na exigibilidade não devem ser as únicas. “Essa [aumento da exigibilidade] foi uma das medidas preparatórias e, gradativamente, vocês vão estar vendo outras medidas serem anunciadas, preparando para que esse Plano Safra seja, então, um novo Plano Safra bastante robusto”, afirmou.