A economia de Sena Madureira ganhou um novo impulso com a inauguração da agroindústria de polpas de frutas e açaí nesta sexta-feira (23). O empreendimento, que agora conta com registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), promete fortalecer a cadeia produtiva local, gerar empregos e abrir portas para o mercado nacional e internacional.
Segundo o superintendente do MAPA no Acre, Paulo Trindade, a legalização da agroindústria representa um marco para o setor. “Uma indústria legalizada e registrada traz o poder de venda para todas as outras que trabalham nessa cadeia do açaí no estado do Acre. Isso é muito importante, tirar da informalidade, deixar formal. Isso contribui com o estado e com o município”, destacou.
Trindade também ressaltou que o selo federal amplia as possibilidades de comercialização: “Vai agregar valor final. Ou seja, vai ter um poder de venda que agora atende não só o município de Sena Madureira, mas o mundo.”
Manoel, empreendedor à frente da agroindústria, explicou que o projeto já gera seis empregos diretos e beneficia mais de 40 famílias de produtores locais. “A gente está comprando o produto deles e de qualquer forma está ajudando, né? Estão sendo beneficiados”, afirmou. Para ele, a certificação federal é sinônimo de qualidade: “Você vai trabalhar com produto de qualidade pra chegar um produto de primeira na sua mesa, feito com higiene e com todo cuidado.”
O vice-prefeito de Sena Madureira, Elvis Dany, também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade. “Isso valoriza o produto regional, gera emprego e potencializa o segmento do agro e da indústria aqui do município. A gestão municipal fica feliz diante de iniciativas como essa”, disse. Ele ainda ressaltou o papel da união entre diferentes esferas de governo e instituições para que projetos como esse saiam do papel.
O secretário municipal de apoio ao produtor rura, Carlos Vale reforçou o caráter histórico da inauguração. “Foi uma luta de quase cinco anos junto ao Ministério da Agricultura para conseguir o registro federal, o SIF, que permite a exportação da produção para todo o Brasil. Hoje, Sena Madureira está de parabéns por ter mais um empreendimento desse porte na área industrial, que agrega valor e garante mercado para os produtores”, disse.
Carlos Vale também fez questão de agradecer às instituições envolvidas, como a Associação Comercial, o Sindicato Patronal Rural, instituições financeiras, o IFAC e representantes políticos, como o senador Alan Rick. “O agro em Sena Madureira não para, está avançando a cada dia”, concluiu.
Com o fortalecimento da agroindústria, Sena Madureira se consolida como um dos polos emergentes da fruticultura no Acre, com potencial para transformar a realidade de dezenas de famílias rurais e impulsionar a economia local com base na produção sustentável.