Idaf lança campanha de vazio sanitário da soja com foco na prevenção à ferrugem asiática

Campanha começa no dia 29 de maio, com evento de lançamento na Faeac e foco em ações educativas para combater a ferrugem asiática da soja no Acre.

Luiz Eduardo Souza

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) dará início, no dia 29 de maio, à campanha do vazio sanitário da soja, referente à safra 2025/2026. A ação tem como objetivo principal o combate à ferrugem asiática, considerada uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja em todo o Brasil.

Coordenadora do Programa de Sanidade das Grandes Culturas do Idaf, Ligiane Amorim explica que o vazio sanitário é um período no qual é proibida a presença de plantas vivas de soja nas propriedades, como forma de interromper o ciclo do fungo causador da doença. “Essa medida visa eliminar qualquer foco ou produção de esporos da ferrugem asiática. A ausência de plantas hospedeiras nesse período é fundamental para reduzir a incidência da doença nas próximas safras”, reforça.

O lançamento oficial da campanha acontece às 8h do dia 29, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), em Rio Branco. Na ocasião, o Idaf promoverá três palestras técnicas voltadas a produtores, técnicos e demais profissionais do setor agropecuário, com apoio da Faeac.

As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9nSJG0qMu9FwQF2XY7siAon-KGv0PM9bSQX5gJFjPkrHNOw/viewform

Ligiane destaca que o trabalho do Idaf será realizado em duas etapas: inicialmente, com um período educativo de 30 dias, marcado por ações de orientação e conscientização dos produtores; e, na sequência, com a intensificação das fiscalizações nas áreas de cultivo. “Estamos priorizando a educação nesse primeiro momento, com visitas, palestras e distribuição de material informativo. Só após esse período iniciamos a fiscalização, para garantir o cumprimento da norma”, explica.

A campanha reforça o papel da informação como ferramenta essencial para preservar a sanidade das lavouras e manter a produtividade da soja no estado. O Idaf, por meio da sua equipe técnica e apoio de instituições parceiras, continuará atuando de forma próxima ao produtor rural, orientando e fiscalizando para assegurar o cumprimento das medidas fitossanitárias.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *