Mutirão do Incra prioriza atualização do Cadastro Ambiental Rural em Acrelândia

Parceria com Ministério Público garante assinatura do contrato de crédito de instalação e emissão de Certificado de Imóvel Rural

Itaan Arruda
Serviços do Incra para assentados de Acrelândia são oferecidos em parceria com o Ministério Público do Estado. (Foto: Incra/AC)

Durante dois dias, os agricultores assentados do município de Acrelândia têm tido uma mudança importante na rotina. Para resolver problemas relacionados à propriedade agrícola, eles tiveram à disposição o mutirão do Incra que acontece na Escola Marcílio Pontes. As atividades começaram ontem e se encerram neste sábado (17).

Em parceria com o Ministério Público, o Incra realizou uma série de serviços, com destaque para a atualização do Cadastro Ambiental Rural e a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

O Incra centraliza informações de todos os assentados do país. Cada assentado tem uma espécie de “RG”. Esse registro alimenta um sistema, o Sistema Nacional de Cadastro Rural. Tudo está ali. Todos os assentamentos do país estão ali. É um instrumento importante para que se evite fraudes ou se desvirtue o papel social da área em que uma família foi assentada. é por meio do Sistema Nacional de Cadastro Rural que o Incra emite o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural.

Durante o evento, são assinados contratos de crédito de instalação para 65 famílias, totalizando um valor superior a um milhão de reais. Esses créditos contam com desconto de 80%. Além disso, serão realizados recebimento de documentos para fins de regularização fundiária; entrega de títulos provisórios e contratos de concessão de uso (CCU); atualização de cadastro rural e emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural); atividade de educação ambiental, com exibição do filme Amazônia Viva em óculos 3D; outras ações voltadas para a reforma agrária, governança da terra e demais políticas públicas do Governo Federal sob responsabilidade do Incra.

Todos são peças importantes para que o agricultor possa ter menos dificuldade na hora de acessar algum tipo de crédito bancário ou financiamento.

O Incra está com a meta de, até o final de 2026, criar mais 10 projetos de assentamento. E quem garante isso é o programa Terra da Gente. Até abril deste ano, o Incra criou 138 projetos de assentamentos no país. Seis assentamentos são no Acre, beneficiando 720 famílias, com terras que somam 72,3 mil hectares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *