Comitê da Borracha reúne cooperativas da região Norte para discutir contratos e boas práticas

Encontro no Acre debate contratos para 2025/2026 e estrutura os “4 Z” de sustentabilidade na cadeia da borracha.

Luiz Eduardo Souza

O presidente da Cooperacre, José Rodrigues de Araújo, destacou nesta terça-feira (14) a importância do 4º Encontro do Comitê da Borracha, que reúne representantes de cooperativas e associações dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso. O evento tem como foco a organização da cadeia produtiva da borracha na região.

“Estamos reunidos aqui com praticamente todas as cooperativas filiadas à Cooperacre, que fornecem borracha para a cadeia produtiva ligada à empresa Veja. O comitê trata especificamente dessa produção”, explicou José Rodrigues.

Segundo ele, o principal objetivo do encontro é debater o contrato vigente para os anos de 2025 e 2026, além de alinhar os Acordos de Boas Práticas, conhecidos como os “4 Z”: Zelo Floresta, Zelo Seringa, Zelo Borracha e Zelo Cooperativa.

“Esses princípios são fundamentais para garantir uma produção sustentável, valorizando o trabalho dos extrativistas e das cooperativas, respeitando o meio ambiente e assegurando a qualidade do produto final”, completou o presidente da Cooperacre.

O encontro, que já está em seu segundo dia, é considerado estratégico para fortalecer a cadeia da borracha na região amazônica e garantir o fornecimento responsável da matéria-prima utilizada por grandes marcas internacionais.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *