O Ministério Público Federal (MPF) realiza nesta quarta-feira, 14 de maio, às 11h (horário de Brasília), uma coletiva de imprensa por videoconferência para apresentar os resultados do 2º Ciclo Unificado de Auditorias na Cadeia Produtiva da Pecuária na Amazônia Legal.
As auditorias verificam se os frigoríficos cumprem os compromissos assumidos nos Termos de Ajuste de Conduta (TACs) firmados com o MPF desde 2009, que visam impedir a compra de gado oriundo de áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, ou sem regularização ambiental.
Os dados a serem divulgados abrangem as transações comerciais de 2022 nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins, e são os segundos produzidos com base no protocolo unificado de monitoramento, adotado desde 2020. O objetivo é garantir que a carne oferecida ao mercado tenha origem legal e sustentável.
Durante a coletiva, os procuradores da República Ricardo Augusto Negrini e Rafael da Silva Rocha apresentarão os principais resultados das auditorias e debaterão os próximos passos no monitoramento dos fornecedores indiretos de gado.
Inscrições gratuitas para acompanhar o evento estão abertas no site: www.mpf.mp.br/pa/inscricoes-coletiva
Mais informações à imprensa:
- Murilo Abreu (MPF) – (91) 98402-2708
- Suzana Lakatos (Imaflora) – (11) 94970-4040
- Aldrey Riechel (AdT) – (11) 95471-7033