Aumenta área plantada da banana “prata” no Acre, mas preço não baixa

Acrelândia segue como o município de destaque na plantação desta cultura, seguido de Porto Acre e Feijó

Redação
Foto: Marcos Vicentti.

A produção de banana no Acre segue em crescimento. Em 2024, a área plantada foi de 6.835 hectares, número que aumentou para 7.010 hectares em 2025 — um avanço de 2,56%, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). 

O município de Acrelândia lidera o ranking da produção, com uma área colhida de 1.050 hectares e rendimento médio de 16 mil quilos por hectare. Na sequência, destacam-se Porto Acre (650 ha), Feijó (610 ha), Tarauacá (570 ha) e Rio Branco (450 ha). Municípios como Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com apenas 60 hectares cada, além de Jordão (95 ha), Marechal Thaumaturgo e Porto Walter (ambos com 130 ha), estão entre os menores produtores de banana do Acre.

A Seagri acompanha a execução de programas federais de apoio aos agricultores, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a compra da produção diretamente dos produtores familiares.

De acordo com técnicos do setor de bananicultura da Secretaria de Estado de Agricultura, isso garante um mercado estável e preços justos para os produtores desses sistemas de cultivo sustentáveis.

Mesmo com o aumento da produção local, o preço da banana ainda segue elevado em muitos pontos de venda do estado. A definição fica a cargo dos próprios feirantes e comerciantes. A ausência de uma política de monitoramento de preços acaba resultando em valores elevados, de acordo com consumidores.

(Texto produzido pela estagiária Joana Morais com supervisão do editor)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *