Produção de sabão caseiro mobiliza mulheres da comunidade rural Belo Jardim

Projeto leva capacitações sustentáveis e valoriza a apicultura no Acre.

Luiz Eduardo Souza

Com foco na sustentabilidade e no fortalecimento comunitário, o projeto “Plantando Futuro” foi iniciado nesta semana na comunidade Liberdade, localizada no Belo Jardim III, em Rio Branco (AC). A iniciativa nasceu a partir de um diagnóstico das necessidades locais e tem como base o conceito dos 5 R’s da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

A primeira ação prática do projeto foi a realização de um curso de produção de sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha usado como matéria-prima. A oficina contou com a participação de 18 moradores da comunidade, sendo 15 mulheres, que aprenderam a fazer sabão líquido, em pasta e em barra.

“Esse curso foi um sucesso. A comunidade decidiu participar ativamente e realizou a atividade com muito empenho. Estou muito satisfeita com o desempenho de todos”, destaca a coordenadora técnica do projeto, Maria Edna Rodrigues Costa.

A capacitação foi ministrada pela extensionista da Emater, Roseana, com o apoio da também engenheira agrônoma Inês, ambas reconhecidas pelo comprometimento com o desenvolvimento rural no Acre. O curso também contou com o apoio do advogado Dr. Acelon Dias e do doutorando em advocacia Brendo Souza, parceiros do projeto.

As ações seguem nos próximos dias. Na próxima quarta-feira, está programada a produção de shampoo de própolis, pasta de própolis e sabonete de mel, utilizando um mel especial, produzido por abelhas sem ferrão, que foi premiado com o terceiro lugar em um concurso nacional no Rio de Janeiro em 2024. Esse tipo de mel, segundo Maria Edna, tem alto valor comercial e é bastante procurado no mercado.

O “Plantando Futuro” é uma realização da Associação Floresta com Abelhas, em parceria com a Escola ABC, a Fazenda Filipinas, com apoio institucional da Emater e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Ao todo, estão previstos seis cursos e várias palestras até o encerramento das atividades.

No dia 13 de junho, um grande evento marcará o reconhecimento e a valorização dos pioneiros da apicultura no Acre, com uma cerimônia especial de homenagens organizada pela Associação Floresta com Abelhas.

“O protagonismo da comunidade Liberdade nesse projeto é fundamental. Eles estão abraçando a ideia com força, o que nos motiva ainda mais. Nosso objetivo é plantar um futuro melhor a partir da educação, da sustentabilidade e da união comunitária”, finaliza Maria Edna.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
2 Comentários
  • Muito bom o curso!
    As mulheres participantes do curso já estão colocando em prática o que aprenderam e multiplicando os conhecimentos para os demais membros da família.

  • Parabéns ao ac24agro por dá cobertura em publicar uma matéria tão importante para essas comunidades de agricultores familiares que buscam projetos vital ao empoderamento, parabéns Dra.Edna, e a esses abnegados técnicos da EMATER e SEAGRI que não medem esforços para realizar trabalhos fundamentais aos nossos produtores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *