Com foco na sustentabilidade e no fortalecimento comunitário, o projeto “Plantando Futuro” foi iniciado nesta semana na comunidade Liberdade, localizada no Belo Jardim III, em Rio Branco (AC). A iniciativa nasceu a partir de um diagnóstico das necessidades locais e tem como base o conceito dos 5 R’s da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
A primeira ação prática do projeto foi a realização de um curso de produção de sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha usado como matéria-prima. A oficina contou com a participação de 18 moradores da comunidade, sendo 15 mulheres, que aprenderam a fazer sabão líquido, em pasta e em barra.
“Esse curso foi um sucesso. A comunidade decidiu participar ativamente e realizou a atividade com muito empenho. Estou muito satisfeita com o desempenho de todos”, destaca a coordenadora técnica do projeto, Maria Edna Rodrigues Costa.
A capacitação foi ministrada pela extensionista da Emater, Roseana, com o apoio da também engenheira agrônoma Inês, ambas reconhecidas pelo comprometimento com o desenvolvimento rural no Acre. O curso também contou com o apoio do advogado Dr. Acelon Dias e do doutorando em advocacia Brendo Souza, parceiros do projeto.
As ações seguem nos próximos dias. Na próxima quarta-feira, está programada a produção de shampoo de própolis, pasta de própolis e sabonete de mel, utilizando um mel especial, produzido por abelhas sem ferrão, que foi premiado com o terceiro lugar em um concurso nacional no Rio de Janeiro em 2024. Esse tipo de mel, segundo Maria Edna, tem alto valor comercial e é bastante procurado no mercado.
O “Plantando Futuro” é uma realização da Associação Floresta com Abelhas, em parceria com a Escola ABC, a Fazenda Filipinas, com apoio institucional da Emater e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Ao todo, estão previstos seis cursos e várias palestras até o encerramento das atividades.
No dia 13 de junho, um grande evento marcará o reconhecimento e a valorização dos pioneiros da apicultura no Acre, com uma cerimônia especial de homenagens organizada pela Associação Floresta com Abelhas.
“O protagonismo da comunidade Liberdade nesse projeto é fundamental. Eles estão abraçando a ideia com força, o que nos motiva ainda mais. Nosso objetivo é plantar um futuro melhor a partir da educação, da sustentabilidade e da união comunitária”, finaliza Maria Edna.
Muito bom o curso!
As mulheres participantes do curso já estão colocando em prática o que aprenderam e multiplicando os conhecimentos para os demais membros da família.
Parabéns ao ac24agro por dá cobertura em publicar uma matéria tão importante para essas comunidades de agricultores familiares que buscam projetos vital ao empoderamento, parabéns Dra.Edna, e a esses abnegados técnicos da EMATER e SEAGRI que não medem esforços para realizar trabalhos fundamentais aos nossos produtores