Projeto de estudantes da UFPA sobre energia conquista prêmio internacional

Biolume surgiu como um solucionador do descarte incorreto do óleo de cozinha, transformando essa matéria em biodiesel

Redação
Descarte reaproveitado de óleo de cozinha se transforma em biodiesel. (Foto: Divulgação/Júlio Negrão)

O Projeto Biolume é vice-campeão no Prêmio internacional ACT Bright Future Prize 2025, que incentiva projetos de transformação social feitos por jovens para suas comunidades. Ao todo, foram oito finalistas na competição e o Biolume foi o único representante da Região Norte do país. O resultado foi divulgado em abril e demonstra todo o potencial do trabalho desenvolvido até então pelo projeto do Time Enactus UFPA.

O Biolume surgiu como um solucionador do descarte incorreto do óleo de cozinha, transformando essa matéria em biodiesel, um combustível verde e mais acessível às comunidades ribeirinhas. Atualmente, o Biolume dedica-se a outra preocupação: a de promover energia elétrica em localidades com acesso limitado à rede elétrica.

A solução da Enactus UFPA, aliada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trabalha com uma tecnologia sustentável: são postes feitos de PVC e movidos por energia solar. Uma atuação que já impactou positivamente a vida de 11.000 pessoas.

Representando o time nessa premiação, líder do Biolume e graduanda em Administração, Adriely Raiol explica como é receber esse prêmio tão importante e tudo o que ele representa. “Ser beneficiária do Bright Future Prize é mais do que um reconhecimento, é a oportunidade de expandir nosso impacto. Fazer parte deste prêmio demonstra que estamos avançando por meio da inovação sustentável e do empreendedorismo social para transformar realidades.”

A líder do projeto também relata, com orgulho, a etapa que o Biolume alcançou no prêmio e acredita que esse processo impulsiona o projeto para locais ainda melhores e de maior reconhecimento. “É um incentivo para seguir adiante, sabendo que cada passo pode iluminar novos caminhos.”

Em mais uma oportunidade, o Time Enactus UFPA contribui para a internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mais um projeto inovador que promove técnicas e transformações sociais de grande impacto positivo, um cenário que reforça a potência dos estudos que são produzidos na Região Norte do Brasil, principalmente em Belém. “Mesmo diante de desafios, seguimos desenvolvendo soluções inovadoras que geram impacto positivo e duradouro. Esse reconhecimento abre portas para novas oportunidades, fortalecendo nosso propósito de transformar realidades e cuidar do futuro”, afirma Adriely Raiol.

Sobre a Rede Enactus – Presente em 33 países, a Enactus – organização que engaja universitários em projetos de empreendedorismo social – completa 25 anos de atuação no Brasil. Unindo grandes empresas do país, estudantes e professores, a instituição já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times. Os mais de 185 projetos desenvolvidos movimentaram mais de R$1 milhão em seus respectivos setores e impactaram mais de 83 mil pessoas.

TEXTO: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *