Os agricultores que protestam no Km 7 da Estrada Transacrena contra a falta de obras da Prefeitura de Rio Branco no melhoramento de ramais estão dispostos a acampar no local, caso a Prefeitura de Rio Branco não negocie.
“Nós estamos organizados e montando estrutura para acampar, caso seja necessário. Caso a prefeitura não sente com a gente para conversar, negociar”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e Assemelhados, Josimar Ferreira do Nascimento, o “Josa”.
Desde antes das seis da manhã, trabalhadores rurais estão reunidos para participar da mobilização. A estrada foi bloqueada por volta das seis horas. Desde então, a estrada tem sido liberada periodicamente (10 minutos a cada hora).
No Ramal da União, que dá acesso ao Ramal Talismã, uma mãe teve que sair de casa às 11 horas da noite de moto com o filho que necessita de atendimentos especiais. Chegou em Rio Branco às 3 horas da madrugada. “Andei mais a pé do que mesmo de moto por causa das condições do ramal”, disse a moradora.
Prefeitura de Rio Branco entende mobilização como “movimento por politicagem”
Presidente da Câmara e secretário procuraram pelo sindicato na sexta na tentativa de desmobilizar o protesto, mas não foram recebidos pelo Sinpasa
O assessor de imprensa da Prefeitura de Rio Branco, Aílton Oliveira, retornou o contato feito pela reportagem para entender o porquê de a Prefeitura de Rio Branco ainda não ter enviado um representante para negociar com os trabalhadores rurais de base familiar.
“Na sexta-feira, o secretário [Eracides Caetano, secretário de Agricultura de Rio Branco] e o presidente da Câmara, Joabe Lira, foram até a sede do sindicato. Esperaram por uma hora e meia para conversar com o presidente, que não apareceu para recebê-los. Então significa que eles não queriam conversa”, afirmou o assessor. “Na verdade, eles queriam fazer esse movimento por politicagem. Então, não tem que ir lá sustentar um movimento político. O secretário já disse que o produtor que quiser ir lá na secretaria para conversar, para resolver, ele está à disposição”.