Viveiro de Feijó prioriza mudas de café, açaí e cacau com capacidade de 200 mil unidades anuais

Prefeitura vai diminuir burocracia para que agricultor de base familiar tenha acesso e garanta diversidade na base de produção

Itaan Arruda
Viveiro de Feijó terá capacidade anual de 200 mil mudas e prioriza acesso para agricultura familiar.

A Prefeitura de Feijó investe na ampliação da base produtiva do município com a criação de um viveiro público de mudas. Com capacidade de ofertar 200 mil unidades anuais, o viveiro vai empregar diretamente 15 pessoas. A prioridade são mudas de café, açaí e cacau.

A prefeitura quer diminuir a burocracia para que o agricultor de base familiar tenha acesso às mudas. “Não vai ser preciso nem fazer cadastro”, adianta o secretário de Agricultura de Feijó, Ronaldo Nascimento dos Reis. “Nós iremos produzir mudas em escala”.

Outro diferencial do trabalho desenvolvido pela administração do prefeito Raílson Ferreira é a assistência técnica. A secretaria de Agricultura de Feijó tem um engenheiro agrônomo e terá oito técnicos para prestar assistência agrícola. “Além do produtor pegar as mudas, nós vamos ter uma pessoa que vai acompanhar o trabalho em campo durante quatro meses”, adiantou o secretário Ronaldo dos Reis. A medida tem a pretensão de diminuir os prejuízos ao mínimo e viabilize o plantio. A inauguração do viveiro está prevista para setembro.

A Prefeitura de Feijó se organiza para comprar R$ 100 mil em insumos agrícolas, com destaque para o calcário.

Paralelo à criação do viveiro, uma cooperativa de produtores de café foi organizada. A Coopercafé de Feijó surgiu com aproximadamente 30 cooperados. Mas a prefeitur estima chegar aos 100 em dois meses.

Hortas comunitárias_ No planejamento feito pela equipe do prefeito Raílson Ferreira, está prevista a construção de 20 hortas comunitárias que usará a técnica da hidroponia. Além de garantir a Segurança Alimentar, possibilita renda às famílias que participarem do projeto.

Feira do Peixe_ Feijó também se prepara para a 11ª Feira do Peixe. Acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Parque de Eventos.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *