Corretores de gado já sondam mercado do Boi Gordo no Acre

Sondagem expõe como o mercado da carne deve ser muito agitado neste ano de 2026. Nem mesmo recente decisão do Governo de Rondônia parece tirar a atração do rebanho acreano

Itaan Arruda

No dia 3 de fevereiro, de um ano com projeção de alta no preço médio da arroba no país, um grupo de WhatsApp de produtores de bezerros aqui de Rio Branco recebe o seguinte áudio de um corretor paulista: “Faz um favor pra mim! Dá uma informação do mercado de Boi Gordo aí! Como é que tá… o Boi Gordo… aí no Acre… aí… se tem… se não tem… que preço que tá? Consegue me dar uma informação? Obrigado, viu!”

A sondagem é um indicativo importante, inclusive em função do tipo de animal procurado. Os corretores de gado já não estão interessados apenas na excelência da pecuária de cria do rebanho acreano. Eles já estão, nesta época do ano, se planejando para buscar gado pronto para abate.

Outro ponto interessante: a sondagem ocorre sobre o mercado aqui do Acre, mesmo sabendo que o Governo de Rondônia baixou de 12% para 4% a alíquota do ICMS que incidia sobre a saída do Boi Gordo. A sondagem sugere que é avaliada a possibilidade de que os corretores de gado coloquem na balança a busca de gado pronto para abate aqui no Acre, mesmo com Rondônia tendo uma carga tributária mais atrativa.

Caso seja mantida essa tendência, retira da agenda dos pequenos pecuaristas do Acre o receio de que a decisão do Governo de Rondônia repercutisse negativamente no mercado do bezerro aqui. Havia esse temor por parte de quem trabalha com pecuária de cria no Acre. A sondagem postada no grupo da rede social mostra que o mercado da carne está com demanda aquecida nos grandes centros e tem gente disposta a vir buscar longe o insumo.

Site ac24agro erra informação sobre saída de gado pronto para abate

Na segunda-feira (2), em reportagem que tratava da tendência, para o ano de 2026, de inversão do ciclo pecuário com menor abate de fêmeas e as consequências para a indústria frigorífica, o site ac24agro cometeu um erro primário.

Houve um equívoco na informação sobre o volume de bovinos com mais de 36 meses que saíram do Acre para serem abatidos em outros estados. A matéria disse que “entre agosto e dezembro, foram 173.368 animais”. Esta informação não procede.

A diretoria técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) chamou atenção para o equívoco. Os dados usados pelo site foram os boletins elaborados pela federação tendo como referência os registros do Idaf.

Ocorre que houve um erro grosseiro e o site faz a correção. O número de animais com mais de 36 meses que saíram do Acre para serem finalizados em outros estados durante todo o ano de 2025 foi de 10.591 bovinos.

O número apresentado de 173.368 animais foi de bovinos abatidos no Acre entre agosto e dezembro do ano passado. Em respeito ao leitor e aos dados, está feita a correção.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *