Faeac estima aumento de 18,3% da área plantada de soja no Acre

Boletim mensal "Soja Acre 2025” registra que a área plantada é de 22 mil hectares, com produção estimada de 76,1 mil toneladas na safra 2025/2026. A produtividade fica estabilizada em 3,4 toneladas por hectare

Itaan Arruda
Órgão de defesa vegetal, Idaf orienta produtores ao auto-controle para evitar pragas (Foto: ac24horas)

No Informativo Mensal “Soja Acre 2025”, a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) faz um apanhado do cenário da sojicultura no Acre no mês de outubro. O aumento de 18,3% da área plantada em relação ao ciclo anterior chama a atenção. Na Safra 2025/2026, o Acre deve plantar 22 mil hectares de soja. Os dados utilizados pela federação têm como fonte a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O aumento na área plantada impacta diretamente a estimativa da produção, que alcança 76,1 mil toneladas: um aumento de 18,4%, comparado ao ciclo anterior. É uma estimativa. “A produtividade média permanece estável em 3.459 Kg por hectare, refletindo boas condições de cultivo e manutenção dos níveis tecnológicos adotados pelos produtores”, informa o boletim.

A produtividade é compreendida como boa. “Reflete boas condições de cultivo e manutenção dos níveis tecnológicos adotados pelos produtores”, diz o documento. A expressão “boas condições de cultivo” guarda relação com vários fatores: desde a manutenção das condições financeiras de uma safra para outra até mesmo as condições climáticas da região. Tudo influencia no fator “produtividade”.

Acre exporta 5,7 mil toneladas de soja em outubro

Em outubro de 2025, as exportações de soja totalizaram 5,7 mil toneladas. No acumulado do ano, já são 54,26 mil toneladas. Um modesto aumento de 3,5%, comparado às mais de 52 mil toneladas registradas no mesmo período em 2024.

“No período de fevereiro a outubro de 2025, o valor exportado alcançou US$ 20,32 milhões

(FOB), com maior concentração de embarques em abril”, contabiliza a federação. Os dados são do sistema Comex Stat, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Clima é destacado em boletim da Faeac

No Informativo Mensal “Soja 2025”, a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre disponibiliza um serviço direto de informações climáticas para o produtor. Por meio de um QR Code, é possível acessar as principais informações relacionando o calendário agrícola com as condições do tempo.

“Em novembro, as chuvas marcaram o início efetivo do período chuvoso, garantindo boa disponibilidade hídrica para o início do plantio”, diz o boletim, antes de prever que “Xapuri registrará os maiores volumes (≈270 mm), seguida de Acrelândia e Plácido de Castro (≈240–250 mm), condições favoráveis à germinação das lavouras de soja e milho”.

Para a Capital e Epitaciolândia, os menores acumulados (≈180 mm) requerem maior atenção à umidade do solo antes da semeadura.

A elaboração do Informativo Mensal “Soja 2025” é assinada pelo analista da Área Vegetal da Faeac, Luan Victor Araújo de Morais, e pela analista de Mercado, Glênia Caroline da Silva Andrade.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *