Previsão de safra recorde da Conab mostra avanço da soja

Estimativa de novo recorde na safra de grãos com 354,7 milhões de toneladas expõe a força econômica da agricultura de base empresarial. Soja amplia área plantada, enquanto arroz diminui. Feijão deve manter estabilidade em função do ciclo mais curto

Itaan Arruda
Produção de soja deve liderar a safra recorde brasileira estimada em 354,7 milhões de toneladas para 2025/2026, conforme projeção da Conab.

A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou, em tom de entusiasmo, a previsão de safra agrícola para o ano de 2025/2026. “As notícias não poderiam ser mais otimistas. Em se confirmando o que a Conab já previu de perspectivas agrícolas”, afirmou o presidente da companhia estatal, João Edegar Pretto, nas redes sociais. “O Brasil poderá ter um novo recorde de safra agrícola para esse ano de 2025/2026. Vai se confirmar, possivelmente, com o clima contribuindo, uma super safra, recorde no Brasil, mas mês a mês, vamos atualizando esses números. Mas para esse início do ano agrícola as notícias são extraordinárias”.

Além dos gargalos da armazenagem dessa possível supersafra, os dados apresentados pela Conab mostram que a soja está aumentando a área plantada, enquanto o arroz diminuiu. O 1º Levantamento de Safra do Novo Ano Agrícola mostrou que a soja aumentou em 3,6% a área semeada, comparado ao ciclo anterior de 2024/2025. A estimativa da Conab é que, no ciclo atual, o Brasil semeie 50,8 milhões de hectares do grão e colha 177,6 milhões de toneladas.

O milho também pode ter aumento da área plantada. No ciclo 2025/2026, a estimativa da Conab é que a área semeada alcance 22,7 milhões de hectares, “com uma expectativa de produção de 138,6 milhões de toneladas somadas às três safras do grão”, afirmou a companhia.

Arroz_ A Conab prevê que haverá redução na área semeada de arroz no país. “A primeira estimativa para o ciclo 2025/26 indica uma redução de 5,6% na área a ser semeada, projetada em 1,66 milhão de hectares, sendo que na área irrigada a queda está prevista em 3,7% e na de sequeiro a diminuição pode chegar a 12,5%”, informou. “Com a menor área destinada à cultura, a produção de arroz pode chegar a 11,5 milhões de toneladas”.

Feijão_ A expectativa é de estabilidade. É uma cultura de ciclo curto, podendo chegar a três safras no período de um ano agrícola. A Conab estima produção de 3 milhões de toneladas para o ciclo 2025/2026. a primeira safra do feijão deve ter redução de área de 7,5% comparado ao ciclo anterior. Isso deve resultar em uma área plantada de 840,4 mil hectares.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *