Carnaval entre nuvens: chuva e calor acompanham o fim da folia

Último dia de festa sob umidade elevada e instabilidade atmosférica em todas as regiões do Acre

Redação
Por
Apesar da média dentro do esperado, dados variaram conforme a estação de medição.. Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A combinação entre o calor típico desta época do ano e a umidade elevada vinda da Floresta Amazônica vai manter nuvens carregadas e um padrão de instabilidade nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, último dia de carnaval no Acre. A atmosfera aquecida favorece pancadas de chuva em trechos isolados ou em forma de aguaceiros espalhados pelas diferentes microrregiões do estado, variando em intensidade ao longo do dia e contribuindo para sensação de tempo abafado e variações rápidas entre sol e precipitação.

Alto Acre
No Alto Acre — que inclui municípios como Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri — a quarta terá céu entre parcialmente nublado e nublado, com possibilidade de chuvas passageiras a qualquer hora do dia. A temperatura média deve oscilar entre 23 °C e 31 °C, com sensação térmica elevada em períodos mais quentes enquanto nuvens se formam e se dissipam. A instabilidade típica do verão amazônico traz pancadas de chuva sobretudo no período da tarde e início da noite.

Baixo Acre
No Baixo Acre, abrangendo regiões como Rio Branco, Acrelândia e entorno, o cenário também será de calor com nuvens e chuva intermitente, com médias térmicas ficando próximas de 24 °C a 32 °C. A umidade do ar — elevada pelo fluxo de massas tropicais — favorece a formação de nuvens carregadas, e as pancadas de chuva devem ocorrer tanto ao final da manhã quanto no meio e fim da tarde.

Vale do Purus
No Vale do Purus, incluindo Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e outros municípios do entorno, a tendência é de sol entre nuvens pela manhã, seguido de chuvas isoladas no período vespertino. As temperaturas médias devem variar entre 22 °C e 30 °C, acompanhando a elevada umidade, e o risco de chuva localmente mais forte se concentra nas horas quentes do dia, quando a energia solar intensifica a convecção atmosférica na região.

Vale do Juruá
No Vale do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e áreas interiores, o tempo terá nuvens e chuva em pontos esparsos ao longo do dia, com termômetros marcando médias entre 23 °C e 31 °C. A instabilidade aumenta especialmente na tarde, quando a combinação de calor e umidade eleva a chance de formações de chuvas e trovoadas pontuais.

De forma geral, o 17 de fevereiro terá condições típicas do verão amazônico: calor, elevada umidade e possibilidade de pancadas de chuva localizadas ao longo do dia em todas as principais microrregiões do estado. Produtores, foliões e moradores da zona rural devem considerar a instabilidade na programação das atividades ao ar livre, principalmente no período da tarde, quando a chance de chuva é mais expressiva.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *