Com aumento da oferta, comercialização de alface cresce em Rio Branco em dezembro de 2025

Redação
Por
Foto: Reprodução.

A comercialização de alface na Ceasa de Rio Branco apresentou crescimento expressivo em dezembro de 2025. Dados do Boletim Hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o volume negociado no entreposto da capital acreana chegou a 2.635 quilos no mês, aumento significativo em relação a novembro, quando foram comercializados 394 quilos.

Na comparação com dezembro de 2024, período em que o volume foi de 720 quilos, os dados também apontam ampliação da oferta da folhosa no mercado local no mesmo período analisado.

Com o aumento da quantidade comercializada, o preço médio da alface em Rio Branco apresentou leve recuo no período. Em dezembro, o produto foi comercializado a R$ 12,28 o quilo na Ceasa de RioBranco, o que representa queda de 3,40% em relação a novembro.

De acordo com a Conab, em algumas capitais brasileiras, mesmo com maior volume ofertado, fatores climáticos influenciaram o comportamento do mercado da alface no país. As elevadas temperaturas estimularam o aumento da demanda, enquanto as chuvas constantes prejudicaram as operações de colheita, resultando em reduções pontuais da oferta.

Esses mesmos fatores, calor excessivo e chuvas frequentes, também comprometeram a qualidade das folhosas, especialmente da alface, o que impactou os preços praticados nos entrepostos analisados.

O boletim destaca ainda que a produção da alface ocorre, na maioria das vezes, em áreas próximas aos centros consumidores. Por essa razão, cada mercado apresenta dinâmica própria, com preços influenciados pela oferta, pela demanda e pela qualidade do produto. Por se tratar de uma folhosa altamente suscetível a essas variáveis, tanto as cotações quanto os volumes comercializados apresentam oscilações frequentes.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *