Brasil libera exportação de castanha-do-Brasil para a Turquia

Negociação permite envio do produto com e sem casca e amplia acesso da sociobiodiversidade brasileira ao mercado internacional

Luiz Eduardo Souza

O governo brasileiro concluiu negociações com as autoridades da Turquia que permitem a exportação de castanha-do-Brasil, com e sem casca, para aquele país. A autorização amplia o acesso do produto da sociobiodiversidade brasileira ao mercado internacional e fortalece a cadeia produtiva extrativista.

Reconhecida pelo alto valor nutricional, a castanha-do-Brasil é extraída de forma sustentável por comunidades tradicionais, especialmente na região amazônica. A abertura do mercado turco tende a contribuir para a geração de renda, o desenvolvimento regional e a conservação da floresta, ao estimular atividades produtivas baseadas no uso sustentável dos recursos naturais.

Em 2025, a Turquia importou mais de US$ 3,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros. Entre os principais itens exportados ao país estão produtos do complexo soja, café, fibras e produtos têxteis.

Com a liberação da exportação de castanha-do-Brasil para a Turquia, o agronegócio brasileiro alcança 535 aberturas de mercado desde o início de 2023.

O resultado é fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsáveis pela condução das negociações sanitárias e comerciais.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *