O endurecimento das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros ocorreu de forma unilateral, fora dos mecanismos multilaterais do comércio internacional. A avaliação é de Gustavo, chefe da área de inteligência da ApexBrasil, ao analisar o chamado “tarifaço” aplicado a partir de 2024.
Segundo Gustavo, o acirramento das medidas americanas começou em abril do ano passado e não afetou apenas o Brasil, mas também outros grandes parceiros comerciais dos Estados Unidos.
“Desde o ano passado, a partir de abril, houve um acirramento das medidas americanas, não só em relação ao Brasil, mas em relação aos principais parceiros que os Estados Unidos têm no mundo”, afirmou.
Ele destacou que a principal diferença dessas tarifas está no fato de terem sido adotadas de forma unilateral, sem passar pelos instrumentos multilaterais normalmente utilizados no comércio internacional.
“Essa foi uma medida tomada no âmbito unilateral. Ela não passou por nenhum mecanismo multilateral que normalmente é utilizado para a imposição de tarifas, como a Organização Mundial do Comércio”, explicou.
Gustavo lembrou que instrumentos como medidas de salvaguarda, antidumping ou compensatórias seguem regras claras e processos regulados internacionalmente.
“As medidas de salvaguarda, de dumping ou compensatórias são todas reguladas multilateralmente e passam por um devido processo legal. A medida americana foi completamente diferente”, ressaltou.
No caso específico do Brasil, o chefe da área de inteligência da ApexBrasil explicou que as tarifas começaram a ser aplicadas em abril e foram intensificadas a partir de julho, com a imposição de alíquotas que chegaram a 40%, somadas a mais 10% sobre determinados produtos.
“Foi a partir de julho que veio o que ficou conhecido como tarifácio, com os 40% mais 10% impostos aos produtos brasileiros”, disse.
Ele acrescentou que, desde então, houve mudanças na lista de produtos atingidos, com a retirada de diversos itens.
“Vários produtos foram retirados da lista, e hoje a composição dos produtos sujeitos ao tarifácio é bem menor do que no início do ano passado”, concluiu.
