Até março, Apex e Mapa anunciam novas habilitações para frigoríficos acreanos

Redação

Até o fim do primeiro trimestre de 2026, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciam as novas habilitações dos dois frigoríficos acreanos Frigonosso e Frigomarcas. A expectativa é que o presidente da agência, Jorge Viana, e o ministro Carlos Fávaro façam o anúncio em Rio Branco até março.

A informação foi confirmada por Murilo Leite, empresário do Frigonosso. Ele participou, junto com Luiz Freitas, do Frigomarcas, da inauguração do escritório da Apex em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O escritório da agência passa a funcionar em um espaço da sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato).

“Tivemos a oportunidade de interagir e de nos informar como está o nosso processo, em que status está nosso processo e as conversas apontam para um cenário muito bom”, afirmou o empresário Murilo Leite. “Até fevereiro, março, o presidente da Apex, Jorge Viana, e o ministro Fávaro, devem fazer o anúncio em evento no Acre”.

Essa “interação” descrita pelo empresário aconteceu porque no mesmo evento de inauguração do escritório da ApexBrasil em Cuiabá, a agência reuniu 40 adidos agrícolas de embaixadas estratégicas para o agronegócio brasileiro. Adidos agrícolas são funcionários de carreira do Mapa que atuam como uma espécie de embaixadores focados nas questões comerciais do Brasil com outros países.

“Eu destaco o trabalho do Jorge e a capacidade de articulação dele para buscar soluções para desenvolver o agro do Acre, sempre priorizando o Estado, mesmo em agendas fora do Acre”, observou Leite.

“Eu nunca tinha tido a oportunidade de participar de uma reunião tão importante, com 40 adidos à disposição, para estar discutindo com o setor produtivo, com os empresários. Parabéns a todos por esse trabalho tão maravilhoso, tão importante que nós tivemos esse dia”, declarou Luiz Freitas, proprietário do Frigomarca, em depoimento à assessoria da Apex.

A ApexBrasil junto com o Mapa, Mdic e Itamaraty, ampliou mais de 500 mercados para produtos brasileiros, sobretudo do setor agropecuário. É um desempenho inédito. Quando recebeu o cargo do presidente Lula, Jorge Viana teve o desafio imposto pelo chefe de aumentar em 200 o número de novos mercados para as empresas brasileiras.

Plano de Ação de RO e AC para exportação de carne para o Chile deve sair dia 30 de novembro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve formalizar a aprovação do plano de ação dos frigoríficos do Acre e Rondônia que pleitearam exportação de carne bovina para o Chile. “A liberação deve ocorrer no dia 30 de novembro”, antecipou Murilo Leite, do Frigonosso.

“Quando não há interesse real, o Estado perde ritmo, perde competitividade e perde oportunidades”

No discurso que fez aos empresários, produtores e adidos agrícolas presentes à inauguração do escritório da ApexBrasil em Cuiabá, o presidente da agência, Jorge Viana, fez críticas à condução das decisões de ordem econômica da atual gestão do Governo do Acre.

“Quando não há interesse real, o Estado perde ritmo, perde competitividade e perde oportunidades”, afirmou. Para ele, há falta de clareza em relação aos incentivos, assistência técnica e infraestrutura específicas às cadeias produtivas locais.

Ele também citou a integração com o Peru que, na visão dele, está sendo mal aproveitada  com a infraestrutura construída e herdada pelo atual governo. “Inclusive estamos perdendo a vantagem geográfica que temos, o Acre é o estado mais próximo do pacífico, essa é uma vantagem competitiva extraordinária”.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *