Sabá Manchinery, representante da aldeia Twatwa, localizada na Terra Indígena Mamoadade, no município de Assis Brasil, participa da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). A presença do indígena acreano no evento teve como principal objetivo aprender sobre o cultivo, beneficiamento e comercialização do café, além de conhecer novas experiências que possam inspirar o fortalecimento da produção na comunidade.
“Vim para aprender, entender como o café é valorizado e levado para o mundo. Nas próximas edições, quero que a gente possa trazer o nosso produto e mostrar o que produzimos na aldeia”, afirmou Sabá.
Além do café, a aldeia Twatwa também desenvolve e comercializa outros produtos tradicionais, como artesanato, tecidos em algodão, rapé, miçangas, cerâmicas e produtos medicinais. Para Sabá, a troca de experiências durante o evento é fundamental para ampliar as oportunidades de geração de renda e fortalecer a autonomia econômica dos povos indígenas do Acre.
A participação integra o esforço do estado em inserir os produtores locais — incluindo comunidades tradicionais e indígenas — no mercado de cafés especiais e em cadeias produtivas sustentáveis, com foco na valorização cultural e ambiental.
*Repórter Luiz Eduardo participa da Semana Internacional do Café a convite da Secretaria de Estado de Agricultura

