A Destilaria Potio, produtora da Cachaça Jibóia, divulgou, no fim da tarde de ontem (30) um comunicado em que reforça o compromisso com o controle de qualidade do produto e com a responsabilidade socioambiental.
A direção entendeu que o comunicado foi necessário para mostrar o compromisso com o consumidor, após os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas registrados em São Paulo. Foram registrados 22 casos de intoxicação por metanol em São Paulo. Cinco mortes estão sendo investigadas.
“Devemos garantir nosso produto cem por cento acreano. Estou apenas divulgando o nosso compromisso com a coisa séria”, salientou o empresário Jakson Mesquita Soares, dono da Jibóia.
A empresa tem sede em Acrelândia, emprega 16 pessoas diretamente e produz uma cachaça que já foi apresentada para possíveis clientes na Holanda, Bélgica e França. A exportação foi adiada em função de um problema de ordem de desequilíbrio ambiental: capivaras praticamente dizimaram o canavial utilizado como insumo para produção do destilado.
Jakson Soares destaca as principais medidas adotadas pela empresa:
- moagem e filtragem do caldo-de-cana, com controle rigoroso de limpeza;
- Fermentação controlada, livre de aditivos ou aceleradores químicos;
- Destilação que permite o controle preciso do tempo e qualidade;
- Descartes seguros das frações iniciais da destilação, que podem conter substâncias indesejadas como o metanol — uma etapa crítica que jamais é negligenciada no processo produtivo;
- Análise laboratorial periódica dos lotes para atestar a pureza e conformidade com os padrões sanitários e legais;
- Rastreamento completo da produção, da cana ao envase.
Caldo de cana para escolas também tem garantia de qualidade
Além da produção do destilado, parte da produção da cana-de-açúcar é destinada à merenda escolar de algumas unidades do município de Acrelândia. É o compromisso social que a empresa mantém com a comunidade. Também para dar segurança ao fornecimento desse produto que garante segurança alimentar aos alunos que a empresa decidiu divulgar o comunicado.