Mapa detalha onde consorciar milho com braquiária no Acre

Portaria nº 398 define janelas de semeadura e níveis de risco climático para orientar produtores acreanos na segunda safra.

Luiz Eduardo Souza
O estudo define os períodos de semeadura mais adequados e os municípios considerados aptos para o cultivo da lavoura. (Foto: ac24horas)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta quinta-feira (28), a Portaria nº 398, que define o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo do milho consorciado com braquiária na segunda safra no Acre, válido para o ano-safra 2025/2026.

A medida orienta produtores sobre os períodos e áreas de menor risco climático para o plantio, com o objetivo de reduzir perdas e aumentar a segurança da produção. O zoneamento estabelece três níveis de risco — 20%, 30% e 40% — e determina que o plantio deve ser realizado dentro da janela de semeadura mais adequada ao clima de cada região acreana.

O Zarc utiliza dados climáticos de pelo menos 15 anos, além de informações sobre a capacidade de retenção de água do solo, exigências da braquiária e fases do ciclo do milho. As informações detalhadas sobre municípios e períodos recomendados podem ser consultadas no SisZarc, no Painel de Indicação de Riscos do Zarc ou pelo aplicativo Plantio Certo, disponível para celulares.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *