Sena Madureira reconhece rodeio como manifestação cultural e atividade esportiva

Lei sancionada e publicada no Diário Oficial garante apoio a eventos, desde que respeitadas normas de segurança e bem-estar animal

Luiz Eduardo Souza
Foto: Diego Gurgel

O município de Sena Madureira oficializou o reconhecimento do rodeio como manifestação cultural e atividade esportiva. A Lei nº 913/2025, sancionada pelo prefeito e publicada nesta terça-feira, 12, no Diário Oficial, reforça a importância histórica, social, econômica e cultural dessas práticas na cidade.

De acordo com o texto, são consideradas modalidades de rodeio eventos como montaria em touros e cavalos, provas de três tambores, prova de laço, apartação, bulldog, ranch sorting e team roping, entre outras tradicionalmente reconhecidas.

A norma autoriza o Poder Público Municipal a apoiar e fomentar rodeios e atividades correlatas, com o objetivo de preservar tradições, incentivar o turismo e gerar renda. No entanto, estabelece que os eventos devem respeitar as regras de proteção ao bem-estar animal, cumprir exigências de segurança para competidores e público, além de atender à regulamentação dos órgãos ambientais e sanitários.

A legislação também destaca que o incentivo a essas atividades busca fortalecer a cultura popular, valorizar as tradições sertanejas e ressaltar a relevância econômica dos eventos agropecuários para Sena Madureira.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *