A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre faz um alerta a todos os produtores rurais sobre a necessidade de declaração do Imposto Territorial Rural 2025. “A Receita Federal lançou uma nova regra (Instrução Normativa nº 2.273/2025) com novidades que facilitam sua vida: agora você pode enviar a declaração direto do celular, tablet ou computador, sem precisar instalar programa”, orienta a federação em comunicado nas redes sociais.
São necessários os seguinte documentos para fazer a declaração: Documentos do imóvel (NIRF, CCIR, CAR, localização, área, uso da terra, benfeitorias); Dados pessoais (CPF/CNPJ, endereço, telefone e e-mail). Caso o produtor tenha alguma área arrendada, em regime de comodato ou outra ocupação, é necessário informar os dados também. É necessário informar o valor do imóvel e o ITR do ano passado. Caso outra pessoa for declarar pelo produtor, é necessário apresentar a procuração.
Uma informação importante, destacada pela federação é que mesmo que o produtor tenha vendido ou perdido a posse do imóvel em 2025, ainda assim, é necessário declarar.
A última orientação feita pela federação ao produtor é: “Procure seu sindicato rural ou um contador de confiança e entregue sua declaração com segurança”. A norma completa para declaração do ITR está no site da Receita: https://normasinternet2.receita.fazenda.gov.br/#/consulta/externa/145173