Nesta quinta-feira, 31, no Parque de Exposições Wildy Viana, foi anunciado o início da exportação de produtos da empresa acreana Dom Porquito para as Filipinas. A assinatura do contrato ocorreu durante a Expoacre 50 anos, realizada no Parque de Exposições.
A assinatura do contrato e o anúncio do primeiro embarque de cargas marcam um momento histórico para o setor produtivo do Acre. Inicialmente, o negócio vai movimentar mais de 230 mil dólares.

Para o diretor comercial da Dom Porquito Paulo Santoyo, o acordo é fruto de um trabalho coletivo que envolve desde os produtores de suínos e milho até o esforço conjunto do governo estadual na estruturação da cadeia de exportação.
“É a colheita do trabalho desse povo acreano, de quem acreditou, conquistou e desenvolveu. Isso aqui é resultado de muitas mãos, desde a produção até o apoio na criação de um canal de exportação pelo porto de Xangai. É um momento de gratidão”, declarou Santoyo.
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, destacou que a iniciativa representa mais do que uma transação comercial, sendo a consolidação de um esforço contínuo de integração institucional e abertura de novos mercados para o estado.

“Esse momento representa uma concretização do caminho que vem sendo trilhado para dar ao Acre novas saídas comerciais, fortalecendo nossa economia e abrindo portas para o setor produtivo”, afirmou o secretário.
Presente no evento, o governador Gladson Cameli enfatizou que o cumprimento da promessa de campanha de fomentar as exportações acreanas começa a se concretizar com essa conquista.
“É um marco importante, fruto de muito empenho ao longo dos anos. Quando vemos uma empresa acreana como a Dom Porquito exportando para as Filipinas, temos a certeza de que abrimos um caminho sem volta. O Acre está pronto para o mundo”, declarou.