Acre tem emergência fitossanitária prorrogada contra praga do cacau

A decisão foi oficializada por meio da Portaria MAPA nº 818, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23)

ac24horas
Informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) (Foto: ac24horas)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou, por mais um ano, a vigência da emergência fitossanitária nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia devido ao risco iminente de introdução da praga quarentenária Moniliophthora roreri, fungo altamente destrutivo que afeta plantações de cacau.

A decisão foi oficializada por meio da Portaria MAPA nº 818, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 23, e entrará em vigor no dia 5 de agosto de 2025. Esta é a quarta prorrogação consecutiva da medida desde que a ameaça foi identificada pela primeira vez em 2021.

A emergência fitossanitária permite que o governo federal e os estados adotem medidas excepcionais e rápidas para prevenir a entrada e disseminação da praga, que ainda não foi registrada no Brasil, mas já causa grandes prejuízos em países vizinhos da América Latina. A Moniliophthora roreri é causadora da chamada “monilíase do cacaueiro”, doença que ataca os frutos e pode comprometer até 90% da produção de cacau em regiões infestadas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *