Ramal do Polo Wilson Pinheiro impacta estudo e produção na rotina dos agricultores

Condições de infraestrutura do Ramal do Polo, no Wilson PInheiro, deve mobilizar nova manifestação na próxima segunda-feira na Estrada da Transacreana

Itaan Arruda
Até a direção do Ifac já indicou que pode suspender serviço de transporte de alunos porque a estrada não está oferecendo segurança. (Foto: Cedida)

Os agricultores do Polo Wilson Pinheiro estão se articulando para evitar que os ônibus escolares que atendem à comunidade deixem de circular “Ramal do Polo”, a principal via de integração. A estrada não está dando condições seguras de trânsito. Até mesmo a direção do Instituto Federal do Acre (Ifac) já sinalizou que pode suspender o transporte de estudantes por causa da lama e dos buracos.

E não são apenas os ônibus escolares que podem parar de circular na região. Os ônibus regulares também. O Ramal do Polo tem 12 quilômetros de extensão. É esse ramal que integra as diversas “Linhas” (ramais onde vive a maioria dos agricultores). Por causa da lama e dos buracos, os motoristas dos ônibus regulares só conduzem os coletivos até o quilômetro 7.

A Associação de Moradores e Produtores Rurais do Polo Wilson Pinheiro e Adjacências faz articulações tanto com o Município de Rio Branco quanto com o Governo do Acre. “Nós vamos fazer uma conversa na próxima sexta-feira. Caso nenhuma providência não seja tomada, nós vamos bloquear a Transacreana na segunda feira. Eu já estou preparando os ofícios para informar as autoridades”, avisou a presidente da associação, Celex Sandra Camatio Barreto de Andrade. “Até a direção do Ifac já disse que pode suspender o transporte dos alunos”.

Ela já fez reuniões com a direção da RBTrans e com a direção do Deracre. Em nenhum dos dois órgãos conseguiu confirmar a continuidade dos serviços de ônibus ou a manutenção da estrada.

O Deracre informou que por um acordo feito com o Município de Rio Branco. Pelo combinado, a responsabilidade pela manutenção do Ramal do Polo é da Prefeitura de Rio Branco.

A assessoria da Prefeitura de Rio Branco foi acionada para saber quais providências seriam tomadas. Mas, até o encerramento desta reportagem não houve retorno. A assessoria da Secretaria de Estado de Educação também foi acionada para saber se há possibilidade real de que o serviço de transporte escolar seja suspenso. A SEE também ainda não se pronunciou. As informações sobre a manutenção do ramal e do serviço de transporte seguem em aberto. Assim que os órgãos públicos se manifestarem, as informações serão publicadas.

SEE não tem previsão de suspender serviço

Em contato com a redação na manhã desta terça (20), a assessoria da Secretaria de Estado de Educação apresentou a seguinte informação: “Segundo nosso departamento de transporte, a rota está atuando normal, sem previsão de alteração”.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *