Mel Bonal amplia linha de produção com programa REM-KFW

Associação de Criadores de Abelha do Baixo Acre é a única com o selo de certificação D’Colônia, no Acre, emitido pelo Idaf

Itaan Arruda
Produção de mel certificado ganha reforço com novos equipamentos.

Publicado no Diário Oficial desta terça-feira o segundo termo aditivo para estimular a produção de mel em bases sustentáveis do Mel Bonal. Com recursos do programa REM-KFW, a linha de produção será ampliada. O termo aditivo é formalizado pela Secretaria de Estado de Agricultura.

Com os R$ 200 mil previstos para aquisição de novos equipamentos, a Associação de Criadores de Abelha do Baixo Acre- Flora Bonal vai produzir os sachês de mel. São aquelas “tirinhas” de mel embaladas em plásticos.

O incentivo já serve de estímulo aos 14 apicultores que participam da cadeia produtiva do mel no projeto Bonal. Desde 2021, a Flora Bonal é a única associação de produtores do Acre que tem a certificação do Idaf, a D’Colônia. “A Casa do Mel é a única que tem essa certificação aqui e com um detalhe, nós produzimos metade do mel feito no Acre”, orgulha-se o coordenador dos trabalhos na Casa do Mel, Gildmar dos Santos Sobreiro, um goiano de 42 anos, que há 31 anos trabalha com apicultura. “Nós comercializamos mel desde 2018, mas com essa certificação, só a partir de 2021”.

Ano passado, o Acre produziu aproximadamente 8 toneladas de mel. Dessas, 4 toneladas foram produzidas pela Flora Bonal.

Com uma média de produção mensal de 300 quilos de mel, tem sido uma fonte de renda segura. A associação estimula o plantio de árvores que ajudem na floração. 

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *