Os membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf) estiveram reunidos nesta segunda-feira, 28, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Acre (Sema), em Rio Branco, e também por videoconferência, para a segunda reunião extraordinária do ano. Estiveram presentes na reunião 12 conselheiros, sendo cinco de forma presencial e sete online.
A primeira pauta abordou a utilização de recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente e Florestas (Femaf) para atividades de educação ambiental, aprovada por unanimidade, de modo que os recursos estimados em R$ 31 mil serão aplicados em ações educativas na Semana do Meio Ambiente, Expoacre e Expoacre Juruá 2025.
Já a segunda pauta foi direcionada para a votação de exclusão de alguns membros e inclusão de novos nas câmaras técnicas do conselho, que possui um total de cinco câmaras temáticas. Após deliberação dos conselheiros, foi aprovada a exclusão das instituições Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
Responsável por conduzir a reunião, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Souza, destacou a importância da adição de novos membros nas câmaras técnicas. “Vemos com muita importância essa atualização, tendo em vista que vamos ter câmaras, debates e relatórios técnicos mais produtivos, que vão embasar as decisões do plenário no Conselho”.
Para a Câmara Técnica de Meio Ambiente, foram eleitos como novos membros a Fundação de Tecnologia do Estado (Funtac), a Associação de Municípios do Acre (Amac) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na de Recursos Hídricos, o Serviço de Água e Esgoto (Saneacre).
Os membros da Câmara de Indústria, Serviços e Produtos Florestais são a Funtac, o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Acre (Fetacre).

Na de Gestão de Unidades de Conservação, foram eleitos o IMC e a S.O.S Amazônia; e para a Câmara Técnica de Manejo Comunitário e Empresarial de Recursos Florestais Madeireiro e Não Madeireiro, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).