Nesta quarta-feira (9), na sede do Banco da Amazônia, em Rio Branco, o presidente da instituição, Luiz Lessa, anuncia o aporte de R$ 82 milhões para expansão da base das cadeias de produção de frango e suínos do Acre. Todo o processo foi intermediado pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana. A medida é importante para melhorar a participação do Acre na agenda de exportações em mercados que passam a ser estratégicos no ambiente de guerra comercial declarada entre Estados Unidos e China.
As indústrias Acre Aves e Dom Porquito elaboraram um projeto de ampliação da base produtiva utilizando especificamente o agricultor de base familiar. Atualmente, colaboram para a produção 60 galpões na produção de suínos. Vinte unidades estão em fase de construção. O novo projeto, desenhado por executivos do banco em parceria com a Dom Porquito, vai colocar em operação mais 150 unidades produtivas.
Os novos galpões serão divididos em galpões de terminação (pré-abate) e unidades de produção de leitão.
O cronograma prevê que as novas unidades já estejam em operação em dois anos. O diretor da Acre Aves e da Dom Porquito esteve reunido com o presidente da Apex, Jorge Viana, e com o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, na sede da Apex, na semana passada. O ac24agro noticiou essa agenda.