Depois de ter convidado o presidente Lula por três vezes, o Cacique Raoni teve oportunidade de falar pessoalmente sobre o que pensa sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. “Estou sabendo que lá na foz do rio Amazonas, o senhor está pensando no petróleo debaixo do mar. Penso que não. Essas coisas, na forma que estão, garantem que a gente tenha o meio ambiente e a terra com menos poluição e aquecimento”, afirmou a liderança indígena, em declaração divulgada pelo portal UOL.
O cacique também entrou em outra sensível arena: a política. “Quero pedir ao senhor para pensar no seu sucessor, que tem que ser o próximo presidente da República, para continuar seu trabalho de proteger os povos indígenas e o nosso território”, disse Raoni, certamente não ignorando que Lula se articula para garantir a sucessão.
O encontro aconteceu na Aldeia Piaraçu, localizada no município de São José do Xingu (MT), no Parque Nacional do Xingu. Lula concedeu a Raoni a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria do Estado brasileiro.