No Ramal do Escondido, na região da Transacreana, o dia foi de muito trabalho para funcionários terceirizados do transporte escolar. No carro, estavam apenas o motorista e a monitora da escola. Não havia alunos. A caminhonete em que estavam tombou em uma ribanceira. Um trator foi acionado para guinchar o veículo.
Obras que garantam o trânsito de veículos com o mínimo de segurança não existem em toda a região da Transacreana. A comunidade relata que houve alguma intervenção da prefeitura momentos antes da eleição. Depois disso, nos poucos lugares que havia algum trabalho de beneficiamento, as equipes saíram a nunca mais voltaram.
Em outra situação dramática, um homem teve que ser socorrido e transportado de helicóptero para Rio Branco no sábado (29). Esse episódio envolvendo uma questão de saúde aconteceu na Colocação Belém, próxima ao Ramal Vai-se Vê.

O idoso estava fazendo tratamento para combater a hanseníase. Por causa das condições da estrada, começou a ter dificuldade de vir até à cidade para buscar medicamentos. O tempo foi passando e o corpo do homem foi começando a sentir os efeitos da doença. Passou mal. Foi levado até a casa de uma conhecida liderança da região, o Sr, José Luiz. Foi lá que os homens do Ciopaer fizeram o transporte para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Essa tem sido a rotina dos trabalhadores rurais e extrativistas da região da Transacreana.