Os dirigentes da Central Única de Cooperativas apresentam-se na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A articulação política para a criação da unidade de representação da classe trabalhadora rural é do senador Sérgio Petecão (PSD/AC). A Central Única é, formalmente, designada como Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Acre.
Institucionalmente, as instituições parceiras dessa Central Única foram o Mapa, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Pretendemos estruturar essa central única com equipamentos que chegam para a central e que vai ser pulverizado para todas as cooperativas”, afirmou o superintendente do Mapa no Acre, Paulo Trindade. “As manutenções preventivas e corretivas desses equipamentos ficarão a cargo da própria central”.
As cooperativas que integram essa central estão vinculadas à produção de frutas e pescado. Cerca de 300 famílias estão representadas na Central Única de Cooperativas.