A Secretaria de Estado de Agricultura do Acre (Seagri) atualizou a composição do Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+, iniciativa voltada à adaptação à mudança do clima e à promoção de práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono. A medida consta na Portaria Seagri nº 345, de 18 de dezembro de 2025, publicada no Diário Oficial do Estado.
O Plano ABC+ é a nova fase do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, que sucede o Plano ABC executado entre 2010 e 2020. Para o período de 2020 a 2030, o programa incorpora novas estratégias com foco no fortalecimento da capacidade adaptativa do setor agropecuário frente às mudanças climáticas, alinhando produção sustentável e desenvolvimento econômico.
Com a atualização, o Grupo Gestor Estadual passa a contar com representantes titulares e suplentes de mais de 20 instituições públicas, privadas e do sistema financeiro, incluindo Seagri, Emater, Embrapa, Idaf, Imac, UFAC, IFAC, FAEAC, Fetacre, Sebrae, Senar, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outras.
A coordenação do GGE permanece sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Agricultura, que tem como titular o secretário José Luís Schafer. O grupo é responsável por articular, acompanhar e fortalecer a implementação das ações do Plano ABC+ no estado, promovendo práticas sustentáveis, redução de emissões de gases de efeito estufa e maior resiliência da produção rural acreana.
