Dia com chuva logo cedo e calor pelo período da tarde no Acre

Alerta para chuvas intensas no início do dia e calor se firma nas quatro regiões — atenção para manejo no campo.

Céu nublado e possibilidade de chuvas intensas marcam o tempo no Acre nesta segunda-feira (28). Foto: Reprodução

A quinta-feira no Acre começa com alerta de chuva forte e raios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que emitiu Alerta Amarelo para a capital e arredores. Em seguida, o tempo abre e o calor toma conta das quatro regiões — Alto Acre, Baixo Acre, Vale do Purus e Vale do Juruá — exigindo atenção especial dos produtores no campo e aos cuidados de rotina.

Detalhamento por região

Alto Acre

No início da manhã, espera-se chuva intensa, com possibilidade de trovoadas. A partir de meados da manhã, as nuvens começam a se desfazer, abrindo espaços para sol e calor. As temperaturas vão de cerca de 23°C logo cedo até aproximadamente 30 °C à tarde. É importante que agricultores que atuam em áreas vulneráveis à chuva estejam preparados para interrupção de atividades externas pela manhã.

Baixo Acre

Região também terá início chuvoso, com céu carregado até por volta de 8h ou 9h. Depois, transição para predomínio de céu nublado ou parcialmente ensolarado. Temperaturas devem variar entre 24°C e 31 °C ao longo do dia. Os trabalhadores da agricultura familiar devem considerar a chuva logo cedo para planejar as saídas ao campo.

Vale do Purus

Assim como nas demais regiões, o dia começa com instabilidade: pancadas de chuva fortes, risco de ventos intensos e raios. Após esse período, o tempo aquece e o sol aparece por entre nuvens, com máximas próximas dos 30-31 °C. Atividades externas ficam mais seguras no período da tarde, mas é prudente adiar intervenções logo cedo.

Vale do Juruá

Início com céu nublado e possibilidade de chuva moderada a forte. A partir da manhã/antes da tarde, o sol prevalece e o clima esquenta, chegando a cerca de 30-31 °C. Para produtores e técnicos de campo, recomenda-se atenção especial às condições de solo encharcado no início e ao manejo adequado da produção (irrigação, ventilação, etc) no período mais quente.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile