Agora é oficial: Brasil autoriza importação de morangos frescos do Peru

Com a liberação da entrada de morangos frescos do Peru, mercados do Acre podem ter queda nos preços ao consumidor, mas produtores locais enfrentam risco de maior concorrência.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) oficializou nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Diário Oficial da União, a Portaria SDA/MAPA nº 1.411, que autoriza e regulamenta a importação de morangos frescos do Peru. A medida estabelece regras fitossanitárias rígidas, incluindo a exigência de certificado emitido pelas autoridades sanitárias peruanas e inspeções em pontos de entrada no Brasil, com análise de amostras para garantir que os frutos estejam livres de pragas.

No Acre, estado que faz fronteira direta com o Peru, a decisão pode ter efeitos imediatos. Os mercados locais devem sentir o impacto da maior oferta de morangos, com a possibilidade de preços mais acessíveis ao consumidor devido à proximidade logística com o país vizinho. Por outro lado, produtores acreanos que já investem em fruticultura podem enfrentar maior concorrência, especialmente em datas de alta demanda, como festas de fim de ano.

Com isso, o Acre se torna um ponto estratégico para o ingresso desses produtos no Brasil, exigindo atenção especial da fiscalização agropecuária nos portos e fronteiras para garantir que a importação ocorra de forma segura, sem riscos fitossanitários e sem prejuízos à produção local.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile