México e China enviam missões ao Brasil em busca de carnes

Missões avaliam frigoríficos e podem reabrir mercado chinês ao frango brasileiro, ampliando exportações de carnes.

Por
Frigoríficos acreanos lideraram as exportações do estado no 1º trimestre de 2025 Foto: Sérgio Vale

O Brasil receberá duas importantes comitivas: uma do México e outra da China. Os pontos principais das visitas serão a reabertura do mercado chinês ao frango brasileiro e a renovação e habilitação de novas plantas frigoríficas de carne bovina para exportar ao México. 

Os primeiros a desembarcarem no País serão os mexicanos. O grupo chega ao Brasil nesta segunda-feira, 15, ficando por aqui até o dia 26 de setembro. Além da auditoria em 35 plantas frigoríficas, os inspetores do Serviço Nacional de Saúde, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica) vão avaliar mais 14 plantas para novas habilitações, conforme antecipado pela colunista do Estadão Rosean Kennedy (confira a lista abaixo). 

Ofício de auditoria obtido pelo Agro Estadão explica que a visita em cada planta vai durar em torno de 8 horas. Após a auditoria presencial, uma outra reunião será agendada para a comunicação das unidades habilitadas. “Os processos produtivos que não puderem ser avaliados não serão reconhecidos pelo Senasica”, informa o documento enviado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro (Mapa) a um dos estabelecimentos que será visitado.

No último mês, o México se tornou o principal comprador da carne bovina brasileira, após os Estados Unidos colocarem tarifa adicional de 50% sobre as exportações do Brasil.

Confira abaixo os estados e unidades frigoríficas que serão visitados pela comitiva mexicana:

Frigoríficos / Empresas por Estado e Município

Estado Empresa Município
Mato GrossoMarfrig Global Foods S.A.Várzea Grande
Mato GrossoMinerva S.A.Mirassol d’Oeste
Mato GrossoAgra Agroindustrial de Alimentos S/ARondonópolis
RondôniaMinerva S.A.Rolim de Moura
RondôniaJBS S/ASão Miguel do Guaporé
RondôniaDistriboiRolim de Moura
GoiásJBS S/AGoiânia
GoiásPrima Foods S.A.Santa Fé de Goiás
Mato Grosso do SulAgroindustrial Iguatemi LtdaIguatemi
Mato Grosso do SulNaturafrig Alimentos LtdaRochedo
São PauloMeat Snack Partners do Brasil LtdaLins
São PauloFrigorífico Better Beef LtdaRancharia
Espírito SantoFrisa Frigorífico Rio Doce S.A.Colatina
Minas GeraisMinerva S.A.Janaúba
Fonte: dados fornecidos

China

Enquanto os mexicanos buscam mais carne bovina, os chineses desembarcam no Brasil para avaliar a reabertura do mercado à carne de frango. 

Desde a confirmação do caso de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul, Pequim embargou as exportações do produto brasileiro. Mesmo com o reconhecimento da retomada do status de livre da doença, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o governo chinês mantém o bloqueio.

Ao Agro Estadão, o secretário de Relações Comerciais do Mapa, Luís Rua, informou que a comitiva desembarca no país no dia 22 de setembro. Já o ministro da agricultura, Carlos Fávaro, informou que a China já sinalizou ao governo brasileiro que deve retomar a importação da carne de frango produzida no Brasil no curto prazo.

A jornalistas, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, disse que a expectativa é positiva. “Está vindo uma missão chinesa para o Brasil que irá até o Rio Grande do Sul. É uma etapa importante”.

Sem os chineses entre os compradores de carne de frango brasileira, os mexicanos lideram as aquisições. Em agosto, foram enviadas ao México 37,5 mil toneladas, número 873,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, aponta da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Fonte: https://agro.estadao.com.br/economia/mexicanos-e-chineses-desembarcam-no-brasil-em-busca-de-mais-carnes

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile