O projeto “Quintal Produtivo”, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Acre, está impulsionando a agricultura familiar e a inclusão de mulheres no campo. A iniciativa vai distribuir 100 mil mudas de café para 100 produtoras rurais nos municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Feijó.
A ação visa fortalecer a produção agrícola, garantir a autonomia financeira das mulheres e promover a diversificação da produção nas propriedades. Além das mudas, as participantes receberão assistência técnica e capacitação para o manejo correto das lavouras de café.
Segundo informações divulgadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o projeto reforça o papel das mulheres no desenvolvimento rural e incentiva a permanência das famílias no campo.
A proposta foi apresentada à equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), pela diretora geral da Associação Mulheres da Terra e diretora administrativa da Cooperpurus, Elayne Camilo. Segundo ela, a iniciativa tem como objetivo gerar autonomia produtiva e fortalecer a economia local a partir do trabalho de mulheres da zona rural.
“O Senar – Acre já é nosso parceiro de longa data. Vim apresentar o projeto ‘Quintal Produtivo’, que prevê a entrega de mudas de café para o plantio inicial por mulheres associadas. Nossa expectativa é alcançar 100 produtoras com 100 mil mudas. Essa ação será fundamental para ampliar a renda e a autoestima dessas mulheres”, afirmou Elayne em entrevista ao site do CNA.