Alunos da zona rural de Cruzeiro do Sul se formam no Proerd

Estudantes da comunidade Assis Brasil têm contato com informações que previnem diversas formas de dependência química

Por
Alunos da Escola Estadual Universo Infantil participam da formatura do Proerd na comunidade Assis Brasil, em Cruzeiro do Sul. (Foto: Glédisson Albano)

Alunos da Escola Estadual Universo Infantil, localizada na comunidade rural Assis Brasil, em Cruzeiro do Sul, participaram nesta terça-feira, 23, da formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Polícia Militar do Acre.

Ao todo, 47 estudantes concluíram o programa, que leva orientações sobre prevenção às drogas, violência, bullying e tomada de decisões responsáveis. Para o aluno Bruno Samuel, de 10 anos, o aprendizado vai além da sala de aula. “O Proerd pra mim é muito importante. Aprendi sobre bullying, a dizer não às drogas e como lidar com a tensão. São coisas que vou levar pra minha vida”, afirmou.

As aulas foram ministradas pela terceiro-sargento Mayra Santos, policial militar que atua há 12 anos no programa. Segundo ela, o conteúdo é trabalhado de forma prática e adaptada à realidade dos alunos. “Na primeira lição, ensinamos responsabilidade, principalmente com os deveres da escola. Depois, falamos sobre como dizer não ao cigarro, à bebida alcoólica e às drogas, sempre de forma firme e confiante”, explicou.

Ela destacou ainda que os estudantes aprendem estratégias para lidar com situações de tensão e pressão dos colegas. “Eles aprendem a respirar, a se acalmar e a se afastar de situações de risco”, completou.

O comandante da Polícia Militar na região do Juruá, major Abraão Silva, ressaltou os resultados do programa ao longo do ano. “Somente em 2025, formamos quase 600 alunos entre as redes municipal e estadual de ensino. Agora encerramos o ano com a primeira turma da comunidade Assis Brasil, levando o Proerd também para a zona rural”, afirmou.

Segundo o comandante, o programa contribui para que as crianças se tornem multiplicadoras das informações. “A principal lição é se manter longe das drogas. Esse conhecimento é levado para casa, para a família e para a comunidade”, disse.

O coordenador geral da Representação da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul (RSEE) destacou a importância da parceria com a Polícia Militar. “É mais um ano de parceria que tem dado certo. A SEE entende que ações como o Proerd fortalecem a formação integral dos nossos alunos. Eles levam essa mensagem para os familiares e para a comunidade, especialmente aqui na zona rural, onde esse tipo de ação é ainda mais necessária”, afirmou.

A formatura na comunidade Assis Brasil marca o encerramento das atividades do Proerd em Cruzeiro do Sul em 2025 e reforça o compromisso da SEE e da Polícia Militar com a prevenção e a educação de crianças e adolescentes no Vale do Juruá.

(Texto de Glédisson Albano, extraído da Agência de Notícias do Acre)

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile