Estudos destacam potencial de bactérias para produtividade agrícola

Pesquisas da USP revelam potencial de microrganismos para aumentar a produtividade e diminuir o uso de insumos químicos no campo

Foto: Reprodução.

O uso de bactérias como aliadas da agricultura sustentável avança no País, e dois estudos da Universidade de São Paulo (USP) mostram como esses microrganismos podem melhorar o desempenho das lavouras e reduzir impactos ambientais.

Na Esalq/USP, em Piracicaba (SP), pesquisadores identificaram bactérias do gênero Streptomyces com forte capacidade de controlar doenças que afetam a soja. As amostras foram coletadas em áreas pouco exploradas nas ilhas de Alcatrazes e Palmas, no litoral paulista. Entre 20 cepas estudadas, quatro apresentaram controle superior a 53% em testes paralelos e acima de 88% em ambiente controlado. Metabólitos produzidos pelas bactérias também alcançaram mais de 84% de eficiência contra fungos que causam doenças como mancha-alvo, podridão seca, podridão de carvão da raiz e mancha-púrpura da semente.

Segundo o pesquisador Juan Lopes Teixeira, os bioinsumos derivados dessas bactérias podem complementar o manejo tradicional, reduzindo o uso de fungicidas sintéticos e retardando o surgimento de patógenos resistentes. O estudo conta com apoio da Fapesp e da Capes.

Fonte: Estadão Agro.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile