Pecuária acreana melhora taxa de desfrute nos últimos quatro meses

Indicadores zootécnicos não podem ser analisados isoladamente, mas ter aumentos sequenciais sugere melhora importante na qualidade do rebanho

Por
Rebanho bovino em pastagem no Acre.
Pequenos produtores apostam na pecuária como principal atividade econômica no oeste do Acre.

A taxa de desfrute da pecuária acreana melhorou de agosto a novembro. É o que apontam os dados do Informativo Mensal da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, assinado pela analista da Área Animal da Faeac, Fernanda Araújo de Rezende, e pela analista de Mercado da federação, Glênia Caroline da Silva Andrade.

📈 Taxa de Desfrute (T.D.) — Machos, Fêmeas e Total

Mês Machos ♂️ (T.D.) Fêmeas ♀️ (T.D.) Total (T.D.)
Agosto20,65%8,70%13,21%
Setembro23,57%10,17%15,23%
Outubro26,03%11,46%16,95%
Novembro28,27%12,56%18,48%
Fonte: dados fornecidos pelo usuário

A diferença da taxa de desfrute total de novembro e agosto é de 5,27 pontos percentuais (incluindo machos e fêmeas). Não é uma melhora extraordinária. Mas, ainda assim, é uma melhora importante. Sem contar um fator local: houve melhora, mesmo com todos os problemas que o produtor de carne enfrenta por aqui, com destaque para embargos ambientais ou problemas relacionados à regularização fundiária.

A taxa de desfrute é um dos indicativos zootécnicos mais observados pelos pecuaristas para medir a capacidade de o rebanho produzir com foco na comercialização.

Como todo indicador zootécnico, a taxa de desfrute não pode ser avaliada de forma isolada. Ela não é um indicador exclusivo da produtividade de um rebanho. O que vale é o conjunto de indicadores, com destaque para a taxa de crescimento, taxa de mortalidade e eficiência alimentar. A esse conjunto de fatores, os pecuaristas chamam de Indicadores Chave de Desempenho. Ou, do inglês, KIP (Key Performance Indicator).

Existe diferença entre Taxa de Desfrute Real e Taxa de Desfrute Aparente?

Essa não é uma separação de consenso entre os especialistas em pecuária. A Taxa de Desfrute Real leva em consideração as mudanças no estoque do rebanho, durante um determinado período. A Taxa de Desfrute Aparente leva em contas apenas as questões comerciais (de compra e venda), sem considerar as outras variantes.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile