Cafés do Acre estão entre os 30 melhores do Brasil em concurso nacional

Produtores de Cruzeiro do Sul e Acrelândia levam o café robusta amazônico ao topo, destacando o avanço da cafeicultura no Acre

Por
Estimativa do IBGE para a safra 2025/2026 é de 5,3 mil toneladas de café no Acre. (Foto: Pedro Devani)

Quatro produtores de café robusta amazônico do Acre conquistaram reconhecimento nacional ao ficarem entre os 30 melhores cafés do Brasil no concurso Coffee of the Year 2025 (Café do Ano). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 24, pelos organizadores do evento, que é um dos mais importantes do setor cafeeiro do país.

Os vencedores serão conhecidos no dia 7 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG) — um dos maiores encontros do mundo voltados à cadeia produtiva do café.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Luís Tchê, o resultado é fruto de um trabalho contínuo de incentivo e valorização dos cafeicultores acreanos. A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com instituições e programas de fomento, tem investido nos últimos anos em capacitações técnicas, entrega de mudas e calcário, análises de solo e na realização do concurso Qualicafé, que estimula a melhoria da produção e reconhece os melhores cafés do estado.

“Esse resultado mostra que o Acre está no caminho certo, valorizando o produtor e mostrando que é possível produzir café de alta qualidade na Amazônia”, destacou o secretário de Agricultura, Luís Tchê.

Os produtores acreanos finalistas do Coffee of the Year 2025 são:

•Luiz Ferreira das Chagas – Sítio São Francisco, Cruzeiro do Sul

•Felipe de Lara Caffer – Colônia Simpatia, Acrelândia

•Vanderlei de Lara – Colônia Lara, Acrelândia

•Wagner Alvares – Estância Taquarí, Acrelândia

O Acre vem se consolidando como um dos novos polos de produção de café robusta amazônico no país, unindo sustentabilidade, qualidade e potencial de expansão para o mercado nacional e internacional.

(Texto de Andréia Nobre, extraído da Agência de Notícias do Acre)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile