Senador Guiomard se destaca na Produção Pecuária Municipal

Seja na produção de bovinos, galinhas, ovos de galinha, leite e até mel, o município sempre conquista posição de destaque entre os primeiros colocados e demonstra forte vocação pecuária

Rebanho no Acre: Senador Guiomard se destaca em diferentes segmentos da produção pecuária, segundo dados do IBGE.

O IBGE divulgou os resultados locais da Pesquisa da Produção Pecuária Municipal. Um aspecto chama atenção: a presença do município de Senador Guiomard em, praticamente, todos os produtos analisados pelo instituto.

Senador Guiomard apresentou o segundo maior efetivo bovino com 403.282 mil cabeças. Estão em segundo lugar Sena Madureira, com 586.666, e Rio Branco com 674.973. No ítem de análise “efetivo bovino” chama atenção o município de Tarauacá (com 290.017 cabeças). Foi o que apresentou a maior variação positiva de efetivo bovino, de 2024, comparado a 2023: 46.676 animais. Isso significa que a região aumentou o rebanho na região.

Isso já pode ser uma consequência da entrada em operação de um frigorífico sifado no município. Outros dois municípios, cujos produtores têm abatido animais em Tarauacá são Feijó, que apresentou a terceira maior variação positiva de efetivo bovino com 38.439 cabeças, e Sena Madureira, a segunda maior variação positiva, com 42.171 cabeças.

Senador Guiomard também tem destaque como maior produção de galináceos, com um plantel de 474.144 animais, seguido de Brasiléia (392.130 animais) e Rio Branco (253.052 animais).

Galináceos_ A variação do efetivo de galináceos também é liderada por Senador Guiomard, evidentemente ancorada no maior ou menor volume de produção da Granja Carijó. A variação positiva do efetivo de galináceos de Senador Guiomard foi de 51.192 animais. Provavelmente, ancorada pela ampliação de mercado da Granja Carijó que entrou no mercado peruano recentemente. Consequentemente, a produção de ovos também é liderada por Senador Guiomard, com mais de 6,7 milhões de dúzias.

Leite_ Na produção de leite, Senador Guiomard está em terceiro lugar, com mais de 3,7 milhões de litros produzidos no ano de 2024. Fica atrás de Acrelândia com 4,06 milhões de litros e Plácido de Castro com 3,77 milhões de litros no ano de 2024.

Na produção leiteira, Tarauacá também chama atenção. O município é o quinto maior produtor com 2,97 milhões registrados em 2024, segundo o IBGE. No entanto, é o que tem a maior variação positiva de leite com 249,5 mil litros. Isso pode indicar produtividade acima da média, o que já sugere atenção para possíveis investimentos na bacia leiteira em uma região afastada da Capital, o maior centro consumidor regional, e próxima da segunda maior cidade, Cruzeiro do Sul.

Mel_ Até na produção de mel, Senador Guiomard se destaca com maior produção, segundo a Produção Pecuária Municipal, do IBGE. Em 2024, produziu 3,33 mil quilos de mel. Também registrou a maior variação positiva, com 684 quilos.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile