Boletim agroclimático aponta chuvas dentro da média e temperaturas mais altas no Acre

Inmet prevê chuvas dentro da média no Acre, mas com temperaturas até 2 °C acima do normal e baixa umidade do solo em setembro e outubro.

Florestas secundárias no Acre podem contribuir com metas climáticas e uso sustentável

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (16) o Boletim Agroclimatológico Mensal para o trimestre de setembro, outubro e novembro de 2025. O levantamento traz informações sobre o comportamento do clima voltadas ao campo e também projeções sobre os estoques de água no solo.

Previsão para o Acre

Para o Acre, a expectativa é de volumes de chuva próximos à média histórica nos próximos três meses. Apesar disso, as temperaturas devem permanecer acima do normal, com possibilidade de elevação de até 2 °C em relação à climatologia.

Em setembro e outubro, os estoques de água no solo devem se manter em níveis baixos, inferiores a 30%, o que pode trazer desafios para culturas mais sensíveis à seca. No entanto, em novembro, o cenário tende a melhorar, com recuperação da umidade no solo, especialmente em áreas do oeste do estado.

Sinais de recuperação

De acordo com o boletim, essa recuperação hídrica prevista para novembro no Acre deve favorecer a manutenção de culturas perenes tropicais, além de trazer melhores condições para a agricultura familiar.

Em contrapartida, regiões vizinhas, como o centro do Amazonas e parte do Amapá, ainda devem enfrentar déficits de chuva significativos ao longo do período.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile