O turismo rural, segmento que cresce em todo o Brasil, passa a ser uma nova alternativa de desenvolvimento para os produtores acreanos. Uma portaria do Ministério do Turismo abriu a possibilidade de agricultores e pequenos produtores se cadastrarem no sistema oficial da pasta, o Cadastur, garantindo acesso a linhas de crédito, maior visibilidade nacional e a chance de transformar suas propriedades em destinos turísticos.
Segundo a coordenadora do Cadastur, Priscila Fernanda, a iniciativa representa uma forma de diversificar a economia no campo. “O produtor pode ter acesso a crédito, ganhar visibilidade pelo Ministério do Turismo e receber visitantes em sua propriedade. Isso gera renda não só pela venda de produtos, mas também pela experiência turística”, explicou.
A medida beneficia todos os segmentos da produção rural: agricultores de café, laticínios, doces, vinhos, cachaças e produtos artesanais. No Acre, o café desponta como uma das cadeias com maior potencial de atração de turistas. “Estamos estudando a criação de uma rota do café, para valorizar os produtores locais e fortalecer essa cadeia que vem crescendo no estado”, destacou Priscila.
Os interessados em participar devem se inscrever diretamente no site www.cadastur.com.br, onde está disponível o passo a passo para o cadastramento. A inclusão no sistema é gratuita e pode abrir portas para que o produtor acreano conquiste um novo mercado, recebendo turistas e promovendo a cultura local através do turismo rural.